//
você está lendo...
Baniwa e Coripaco, Cooperativa Kaalikatadapa, Educação Escolar Baniwa e Coripaco, Lideranças Baniwa

Agricultores e artesãos do médio Içana criam cooperativa Kaalikattadapa

13055098_1086444018079014_8872817330834655780_o

Foto: Acervo/Projeto Mawako – reprodução

Mais uma ação realizada no âmbito do Projeto Mawako (saiba mais sobre o projeto). A primeira atividade foi a realização da oficina Encontro de sons para a formação de novas lideranças e valorização cultural, na comunidade Ucuki Cachoeira, em março de 2015.

Em novembro de 2015, foi realizado um encontro, dessa vez, na comunidade Santa Rosa do médio Içana para discussão e estudo dos problemas enfrentados na produção alimentícia e artesanato como geração de renda nas comunidades, afim de atender as necessidades básicas das famílias.

Nesse encontro os moradores da comunidades local e vizinhas, destacaram  que seria necessário diante de todos os problemas enfrentados ao longo dos anos a organização dos agricultores e agricultoras para que fortalecesse a produção, o escoamento e venda de produtos que já produzem, pois ocorria que cada família era responsável pelo escoamento e venda na sede do município, ainda enfrentando na sede a falta de espaço adequado para abastecimento e venda de produtos na sede ou fora do município e a desvalorização dos produtos.

Mais um passo dessa construção foi dado entre os  dias 15 e 16 de abril de 2016, com a realização do II Encontro dos Agricultores e agricultoras Indígenas na comunidade Santa Rosa médio rio Içana, com a participação das comunidades vizinhas: São José, Tapira Ponta e Santa Marta.

Resultado desse encontro, após debates e discussões foi a criação da Cooperativa dos Agricultores, Agricultoras e Artesões indígenas Kalikattadapa – CAIK, com objetivo de coordenar junto com os cooperados os trabalhos de produção de alimentos e artesanatos, buscando junto os meios necessários para minimizar os problemas, valorizando jovens na participação dentro do processo.

13063003_1086446294745453_3419591107117210870_o

Foto: Acervo/Projeto Mawako – reprodução

O Conselho Administrativo da cooperativa criada é composto por: Marcelino Fontes diretor Presidente, Laurentino diretor vice-presidente e Marino Fontes diretor Secretário.

“Quero Parabenizar a todos os participantes e colaboradores pela iniciativa e promoção de espaço de discussão para junto discutir os problemas enfrentados pelos agricultores, agradecer o capitão da comunidade, vice capitão e senhor Laurentino e todos os participantes das comunidades. Agradecer a participação da Vera Lucia, Honeide Lima, Maria Couto, Ranna que se dispuseram a vim para colaborar junto com os agricultores, deixaram seus lares e familiares para participar conosco deste processo. Agradecer também o Isaias Diretor vice-presidente da FOIRN pelo apoio, a Câmara Municipal, a Diocese de São Gabriel da Cachoeira e a todos que colaboram neste processo em nome dos agricultores estender este agradecimento. Desejo sucesso a todos, a luta continua!”- afirmou Trinho Paiva, coordenador do Projeto Mawako. 

Conheça e faça parte do Projeto Mawako! 

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Estatísticas do blog

  • 4,797 cliques

Pimenta Baniwa

%d blogueiros gostam disto: