Comunidade Baniwa do Rio Cubate discute criação de uma associação representativa

IMG_20160323_084059426

Entre 21 a 23 de março, Isaias Fontes diretor da FOIRN, junto com Carlos de Jesus (Coordenador da CABC), Adelina de Assis (Coordenadora do Departamento de Adolescentee e Jovens) e Rosilda Cordeiro (Departamento de Mulheres), estiveram na comunidade Nazaré do Rio Cubate, afluente do Rio Içana, para participar de uma reunião convocada pela comunidade, com objetivo de discutir a criação de uma associação de representação.

Para ajudar na discussão os convidados apresentaram experiências de organizações indígenas já existentes no Rio Negro, bem como a experiência da própria FOIRN. Rosilda Cordeiro, relatou experiências de mais de 10 anos frente a Associação das Mulheres Indígenas da Região de Taracúa e falou também dos objetivos e ações do Departamento de Mulheres da FOIRN, onde atualmente trabalha.

A Adelina de Assis, coordenadora do DAJIRN falou da importância da participação dos jovens no movimento indígena, e que o foco principal do departamento é incentivar e fortalecer a participação destes no movimento, bem como trabalhar temas voltadas a juventude indígena.

O objetivo de criação de uma associação de acordo com os participantes, é fortalecer ainda mais a participação da comunidade no movimento indígena da região Içana e afluentes, pois, mesmo, pertencendo à Associação Indígena do Baixo do Rio Içana (Aibri), devido a distância e a localização, acaba não participando ativamente do movimento.

O diretor Isaias, falou dos objetivos da federação, suas principais linhas de ações e conquistas em seus 29 anos de existência. E afirmou que, a federação precisa de associações fortalecidas.

O primeiro passo da criação da associação foi dado. A próxima reunião está prevista para o mês de julho, onde, finalmente a criação deverá ser concretizada.

Nota: Rio Cubate é afluente do Rio Içana, que “entra” nas próximidades da comunidade Boa Vista, foz do Içana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s