//
você está lendo...
André Baniwa, Baniwa e Coripaco, Educação Escolar Baniwa e Coripaco, FOIRN, ISA, Lideranças Baniwa, OIBI

MEC reconhece a Escola Pamáali como “instituição de referência para inovação e criatividade na educação básica do Brasil”

10848960_10206475852361135_1703265305315120623_o

A Escola Baniwa e Coripaco Pamáali recebeu no mês de janeiro deste ano, Certificado de reconhecimento como instituição de referência para Inovação e Criatividade na Educação  Básica, pelo Ministério da Educação – MEC.

Em ofício, a Equipe de Inovação e Criatividade na Educação Básica do MEC parabenizou a iniciativa: “Parabéns pelo trabalho realizado até agora, e continuem no caminho pela melhoria da qualidade de educação básica brasileira”.

O MEC também informou que, foi criado, através da Portaria 1.154 de 23 de dezembro de 2015, a Comissão de Orientação e Acompanhamento da Iniciativa Inovação e Criatividade na Educação Básica, que tem como  uma de suas atribuições, acompanhar o desenvolvimento organizações reconhecidas como inovadoras e criativas.

André Baniwa, presidente da Organização Indígena da Bacia do Içana (Oibi), um dos principais idealizadores do Projeto de Educação Escolar Baniwa e Coripaco, comemorou o reconhecimento: “Compartilhamos com todos, pois todos de uma forma e de outra são cooperadores uns mais intensivo e outros menos, mas igualmente queremos reconhecer e agradecer todo apoio que a Escola Baniwa e Coripaco – Pamáali vem recebendo para desenvolver suas experiencias que finalmente são reconhecidos pelo MEC, mesmo que sem recursos financeiros, mas é um sinal de que estamos no caminho certo, apesar de árdua”.

A escola Pamáali é resultado de um grande movimento das comunidades da região do Içana e afluentes organizadas em grandes encontros e assembleias coordenadas pela Organização Indígena da Bacia do Içana (Oibi), desde 1992.

Implantada em 2000, sua missão é desenvolver a Formação dos cidadãos Baniwa e Coripaco, com metodologia de ensino-pesquisa participativo, com base nos princípios e valores interculturais para serem protagonistas no desenvolvimento sustentável de suas comunidades e na construção da Política de Educação Escolar Indígena no Rio Negro.

Certificado_ESCOLA PAMÁALI

Anúncios

Discussão

Um comentário sobre “MEC reconhece a Escola Pamáali como “instituição de referência para inovação e criatividade na educação básica do Brasil”

  1. ISSO SIM QUE É FORÇA DE VONTADE E AMAR VERDADEIRAMENTE O SEU POVO E SUA ETNIA SE TODOS FIZESSE ASSIM ACREDITO QUE SERIA MUITO MELHOR DE QUE UM PARENTE QUERER SER MELHOR DE QUE OUTRO E NÃO FAZER NADA PELA SUA PROPIA ALDEIA E SEU PROPIO MAIS ESPERO QUE OS PARENTES BANIWAS E OS PARENTES CURIPACOS SEJAM UM GRANDE EXEMPLO DE FORÇA E CORÁGENS PARA AS DEMAIS ETNIAS INDÍGENAS OK? PARABENS MEUS PARENTES E AVANTE SEMPRE AVANTE OK?

    Curtir

    Publicado por LUIZ CARLOS DOS SANTOS | 21 de março de 2017, 00:56

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Estatísticas do blog

  • 4,797 cliques

Pimenta Baniwa

%d blogueiros gostam disto: