A Escola Baniwa e Coripaco Pamáali recebeu no mês de janeiro deste ano, Certificado de reconhecimento como instituição de referência para Inovação e Criatividade na Educação Básica, pelo Ministério da Educação – MEC.
Em ofício, a Equipe de Inovação e Criatividade na Educação Básica do MEC parabenizou a iniciativa: “Parabéns pelo trabalho realizado até agora, e continuem no caminho pela melhoria da qualidade de educação básica brasileira”.
O MEC também informou que, foi criado, através da Portaria 1.154 de 23 de dezembro de 2015, a Comissão de Orientação e Acompanhamento da Iniciativa Inovação e Criatividade na Educação Básica, que tem como uma de suas atribuições, acompanhar o desenvolvimento organizações reconhecidas como inovadoras e criativas.
André Baniwa, presidente da Organização Indígena da Bacia do Içana (Oibi), um dos principais idealizadores do Projeto de Educação Escolar Baniwa e Coripaco, comemorou o reconhecimento: “Compartilhamos com todos, pois todos de uma forma e de outra são cooperadores uns mais intensivo e outros menos, mas igualmente queremos reconhecer e agradecer todo apoio que a Escola Baniwa e Coripaco – Pamáali vem recebendo para desenvolver suas experiencias que finalmente são reconhecidos pelo MEC, mesmo que sem recursos financeiros, mas é um sinal de que estamos no caminho certo, apesar de árdua”.
A escola Pamáali é resultado de um grande movimento das comunidades da região do Içana e afluentes organizadas em grandes encontros e assembleias coordenadas pela Organização Indígena da Bacia do Içana (Oibi), desde 1992.
Implantada em 2000, sua missão é desenvolver a Formação dos cidadãos Baniwa e Coripaco, com metodologia de ensino-pesquisa participativo, com base nos princípios e valores interculturais para serem protagonistas no desenvolvimento sustentável de suas comunidades e na construção da Política de Educação Escolar Indígena no Rio Negro.
ISSO SIM QUE É FORÇA DE VONTADE E AMAR VERDADEIRAMENTE O SEU POVO E SUA ETNIA SE TODOS FIZESSE ASSIM ACREDITO QUE SERIA MUITO MELHOR DE QUE UM PARENTE QUERER SER MELHOR DE QUE OUTRO E NÃO FAZER NADA PELA SUA PROPIA ALDEIA E SEU PROPIO MAIS ESPERO QUE OS PARENTES BANIWAS E OS PARENTES CURIPACOS SEJAM UM GRANDE EXEMPLO DE FORÇA E CORÁGENS PARA AS DEMAIS ETNIAS INDÍGENAS OK? PARABENS MEUS PARENTES E AVANTE SEMPRE AVANTE OK?
CurtirCurtir