//
você está lendo...
ACIRA, Associações de Base, Baniwa e Coripaco, FOIRN, Planejamento

Koakawatsa wadeenhiri: ACIRA realizou Assembleia em Canadá, Rio Aiarí

“Foi bom demais ver as comunidades retomar a força política e planejar o seu manejo de bem-viver. O movimento indígena aqui do Rio Negro vai voltar ficar forte, estamos trabalhando para isso (FOIRN, CABC, associações com acompanhamento da Funai Regional do Rio Negro)” – André Baniwa

Mulheres Baniwa participam do planejamento da ACIRA para próximos 4 anos. Foto: André Baniwa

Mulheres Baniwa participam do planejamento da ACIRA para próximos 4 anos. Foto: André Baniwa

A Associação das Comunidades Indígenas do Rio Ayarí (ACIRA) foi fundada em 1995, foi a terceira associação criada na região do Içana, depois da ACIRI (1987) e OIBI (1992).

O Rio Ayari abriga mais de 20 comunidades indígenas Baniwa. A ACIRA tem objetivo de somar a luta pela demarcação de terras indígenas do Rio Negro e defender outros direitos fundamentais. Vem procurando elaborar e desenvolver seus projetos de acordo com o interesse de suas comunidades visando promover a  melhoria para qualidade de vida e defesa de seu território.

A avaliação da atuação de 20 anos da associação, mostrou que houve acertos e erros que não podem se repetir; houve conquistas muito importantes como transporte que não bem gerenciado (barco); comunicação como radiofonias,  e algumas iniciativas de geração de rendas paralisados hoje.

Considerando o contexto dos últimos 20 anos as comunidades propuseram um plano para próximos a 4 anos para Diretoria Executiva da associação que se resume em ações como: 1 – Criação de peixes nativos (comunitária familiar ou mecanizada); 2 – Agricultura Tradicional (pimenta, abacaxi, mandioca e derivados, arroz); 3 – Artesanatos (Cerâmica, ralo…); 4 – Culinária Baniwa (indústria – pimenta, mandioca e derivados); 5 – Extrativismo (buriti…); 6 – Manejos (pesca e matéria-prima); 7 – Energias Alternativas.

Instituições como a FOIRN, CRRN/FUNAI, CABC e Departamento de Mulheres/FOIRN marcou presença na assembleia, que aconteceu entre 24 a 26 de outubro em Canadá, Médio Ayarí.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Estatísticas do blog

  • 4,409 cliques

Pimenta Baniwa

%d blogueiros gostam disto: