//
você está lendo...
Baniwa-Coripaco, Publicações

Wadanakaroda 1: Mais uma publicação para apoiar na alfabetização na língua Baniwa

Foto: Ray Benjamim

Foto: Ray Benjamim

Walimanai Irihio – Wadanakaroda 1 (Para os Baniwa – Caderno de exercício 1) é o nome de mais uma publicação na língua Baniwa com objetivo de apoiar na alfabetização de crianças nas escolas Baniwa e Coripaco, da região do Içana.

Resultado de trabalho conjunto entre a Universidade de São Carlos/SP, Movimento Indígena do Rio Negro, Secretaria Municipal de Educação de São Gabriel da Cachoeira, professores Baniwa,  pesquisadores da Ufscar, comunidades Baniwa, que também contou com a participação de algumas instituições parcerias como a FUNAI, através da Coordenação Regional do Rio Negro.

A publicação é um resultado de acúmulo de experiências e aprendizados adquiridos em oficinas e seminários de educação escolar indígena no Alto Rio Negro.

“Com estas reuniões pudemos aprender mais sobre a educação escolar indígena, sobre as práticas pedagógicas baniwa e coripaco, e, neste aprendizado coletivo, planejar e realizar estes livros interdisciplinares e multisseriados, com os quais esperamos colaborar com a aprendizagem escolar das escolas das comunidades”- resume na apresentação do livro a Profa Dra Clarice Cohn, da UFscar, uma das coordenadoras do projeto que resultou a publicação.

A publicação será ferramenta de trabalho para os professores Baniwa e Coripaco a partir de agora nas comunidades ao longo do Rio Içana e afluentes (especialmente no Médio Içana). Que venham outras publicações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Estatísticas do blog

  • 4,797 cliques

Pimenta Baniwa

%d blogueiros gostam disto: