//
você está lendo...
ATIX, FOIRN, Intercâmbio, Parque do XIngu, RCA

Uma corrida pra não esquecer: Baniwa participa do evento de comemoração de 20 anos da ATIX no Parque do Xingu

Foto: Patrícia Zuppi

Foto: Patrícia Zuppi

Francinéia Fontes, 29, atual vice coordenadora do Departamento de Mulheres da FOIRN, que é membro da Rede de Cooperação e Alternativas (RCA), foi indicada para participar e representar a federação no evento de comemoração de 20 anos da Associação da Terra Indígena Xingu – ATIX, no Parque do Xingu.

Nem mesmo a distância percorrida para chegar lá, como ela mesma definiu “Muito longe para chegar aqui”foi suficiente para fazer ela não participar dos jogos e da programação recheada de danças, brincadeiras e jogos.

Os 20 anos de história da ATIX mostrou que as lutas pelos direitos são intensos, especialmente na proteção do território “contra as invasões de madereiros, de plantio de soja, milho. Dói no coração conhecer a história de um povo que luta e nunca cansa, nunca desiste de lutar para cuidar do seu território pensando nas futuras gerações”.

“Apesar de todas essas ameaças, o povo daqui mantêm a cultura viva”.

A história de luta dos povos que vivem no Xingu, me mostrou que como lideranças, nunca devemos desistir, ainda que a luta pelo nossos direitos muitas vezes não são fáceis. Aprendi com eles que nunca devo baixar a cabeça, mas, que devo, devemos continuar.

Ao final de três dias a Francinéia resumiu a visita e a experiência “Xingu terra maravilhosa, povo hospitaleiro, gentil e humilde”.

Criada no dia 18 de setembro de 1995, a ATIX depois de 20 anos reúne os 16 povos, as lideranças históricas do Xingu e da nova geração no centro do Parque Indígena do Xingu, para pensar os desafios dos próximos anos.

Anúncios

Discussão

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: FOIRN participou da comemoração de 20 anos da ATIX no Parque do Xingu | Terra e Cultura - 22 de setembro de 2015

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Estatísticas do blog

  • 4,409 cliques

Pimenta Baniwa

%d blogueiros gostam disto: